A Força do Propósito

15 de novembro de 2021

“Trabalhe com o que gosta e não terás de trabalhar um dia sequer em sua vida”: assim relatou Confúcio, um conceituado e relevante pensador há muito tempo atrás. Compreender o que (e como) o trabalho e todas as suas múltiplas facetas tem movem torna-se um desafio cotidiano e recorrente na vida de todo cidadão em idade profissionalmente ativa. Mas, afinal, como trazer a citação de Confúcio para nossa realidade?


Nesses últimos dias passei por uma imersão de conteúdo fantástica na capital potiguar, o Fórum Negócios. Tive a oportunidade de ouvir palestrantes de renome nacional. Insights diversos e um ponto de convergência: trabalhe mirando o seu propósito! Trabalhar com propósito, monetizando uma forma de ajudar a um nicho de pessoas deve ser o alvo de qualquer empreendedor, independente de porte, tamanho ou segmento.


Precisa fazer sentido, ter conotação de prazer, mesmo em dias de cansaço e de momentos mais desafiadores. Nesse momento que o propósito fala mais alto e gera perenidade, perpetuação, não fazendo você parar.


Se eu pudesse elencar duas grandes valias de se trabalhar com algo alinhado ao seu propósito, seria: direção e velocidade. Saber que a sua jornada profissional e/ou empreendedora tem alinhamento com o que você acredita te faz enfraquecer menos frente às vicissitudes. A direção não muda o sentido vetorial se mantém.


Mesmo em situação de intempéries, praticar o que faz sentido vale a pena. E não confundam trabalhar com propósito com voto de pobreza. Ao contrário, atuar com alinhamento no que acreditamos aumenta a nossa chance de prosperidade, podem acreditar.


E você, tem um propósito bem definido?


29 de maio de 2024
Gestão Hoteleira: desafios contemporâneos
15 de abril de 2024
Gestão de empresas de saúde e seus principais desafios na atualidade