Atração de Talentos: como atrair bons profissionais pode garantir bons resultados para seu negócio
10 em cada 10 gestores acreditam que a sua equipe de trabalho é o fator decisivo no implantação de resultados positivos e perenes dentro dos seus negócios. Dessa forma, possuir um processo de Atração de Talentos assertivo configura-se como uma importante vantagem competitiva para qualquer companhia, uma vez que todas as práticas de gestão de pessoas acessórias só serão executadas com sucesso se a contratação dos talentos for antecipadamente bem realizada.
Observarmos uma dificuldade enorme de alguns gestores em selecionar um time coeso e engajado com os objetivos do negócio. Segundo dados recentemente analisados no contexto corporativo brasileiro, o índice médio de rotatividade nas empresas do país elevou-se em mais de 80%.
Esse número nos denota um desafio monstruoso dentro da área de Gestão de Pessoas das empresas e que vem se intensificando a cada dia: atrair e manter gente boa nos negócios e que entreguem resultado de forma consistente e perene.
Como forma de ajudar você a melhorar a atração e captação de talentos para o seu negócio, elencaremos a seguir algumas dicas valiosas. Vamos conferir?
#01. Tenha canais de atração alinhados ao seu público-alvo
Com a multicanalidade da comunicação na atualidade, empresas precisam se adaptar a essa nova realidade na hora de atrair seus talentos. Conhecer os canais de busca de vagas de emprego do seu público-alvo e usá-los com assertividade, é crucial para incrementar as chances de sucesso. Conheça a persona de mão de obra dos potenciais talentos do seu negócio e utilizes os canais corretos para captar bons candidatos.
#02. Crie um processo estruturado de Seleção de Pessoal
De nada adianta fazer uma boa captação de profissionais e não possuir um processo de triagem e seleção devidamente estruturado. Conhecer as competências necessárias para uma posição de trabalho - sejam essas competências comportamentais ou técnicas - e possuir um rol de ferramentas que te ajude a avaliar o nível de atendimento do potencial colaborador aos pré-requisitos torna-se fundamental, nesse contexto. Ao final, o processo consegue gerar clareza e facilita a tomada de decisão, reduzindo as chances de erro.
#03. Estruture o onboarding da sua equipe
Por fim e não menos importante, fomente um plano de onboarding (integração) para sua equipe. Bem como o processo de seleção construído, um plano de socialização estruturado gera uma maior chance de retenção do novo colaborador.