Insights sobre Vendas
Clima de Natal batendo à porta, varejo bombando, shoppings center cheios. Em momento de demanda aumentada como a que vivemos hoje, corriqueiramente fico mais crítico e analítico sobre um tema importantíssimo para qualquer empresa: VENDAS!
Talvez pela necessidade maior de atendimento a clientes, por exemplo, percebemos um acréscimo na quantidade de erros crassos cometidos pelos profissionais de vendas. Dessa forma, resolvi trazer alguns (poucos) insights sobre este tema para vocês. Vamos nessa?
Venda deve ser uma rotina natural e fluída! Vejo inúmeros vendedores com tentativas frustradas de forçar uma venda. Venda é processo e requer maturação e naturalidade. Como todo processo, etapas não devem ser puladas e é imprescindível que se conheça a necessidade de cliente.
Nenhum produto deve ser o centro das atenções do processo de venda, mas sim o problema que ele resolve no cotidiano do seu consumidor. Atrelar a solução que o produto/serviço possui com a necessidade do consumidor é o casamento perfeito e aumenta assustadoramente a chance de “match”, o encontro perfeito.
Outro insight relevante refere-se ao tripé básico que um Vendedor de alta performance precisa ter, no meu entendimento: ambição, técnica e consistência. Ambição para acreditar que a sua profissão muda a vida das pessoas e pode mudar a sua também, desde que haja o segundo pilar bem concretizado, a técnica.
Técnica serve para conduzir o consumidor por sua jornada de forma leve e convincente, ajudando-o a sanar seu problema com a oferta de algum produto ou serviço.
Por fim, e não menos importante, está a necessidade do vendedor ser consistente, antifrágil e resiliente. Profissional de venda que esmorece no primeiro “não” terá sérios problemas em atingir as suas metas propostas…
E você, quais outros insights teria para uma venda incrível?