5 dicas de como definir metas e objetivos para a sua equipe

30 de março de 2023

Em meio a um contexto empresarial competitivo, desafiador e volátil, "se perder" frente às demandas do cotidiano não se torna uma situação difícil. Não possuir metas e objetivos, nesse cenário, dificulta a capacidade de priorização e foco na resolutividade do que de fato importa, afinal, a escassez de tempo e recurso é cada vez maior dentro do mundo dos negócios.


Nesse artigo iremos discutir alguns conceitos importantes para o mundo da gestão na contemporaneidade: metas e objetivos. Definiremos esses substratos de forma clara e concisa, bem como iremos dar algumas dicas de como construir metas e objetivos assertivos e que te ajudarão a direcionar com mais qualidade a gestão da sua empresa. Vem conosco nessa jornada transformadora...


O que são metas e objetivos, afinal?

Existe uma confusão natural no que se refere à definição de metas e objetivos. Muitos gestores confundem os conceitos e - em alguma medida - essa confusão torna-se muito nociva para a tomada de decisão. Vamos começar a clarificar esses temas?


Objetivos: definição e reflexões

Definem-se OBJETIVOS como sendo "um fim que se deseja atingir". Essa definição genérica nos remete a algumas reflexões que iremos tecer mais à frente. Quando conceituamos OBJETIVOS como um "fim", concluímos que esse conceito deve nos servir de guia para ações: ora, se eu possuo uma finalidade na conclusão de um processo, logo preciso de ações para concretizar o almejado.


Contudo, a definição de OBJETIVOS não nos clarifica aspectos importantes como tempo para atingimento, forma de atingimento nem o marco de atingimento, parâmetros que definiremos no conceito de META no decorrer do texto. Objetivo, sob esta perspectiva, suscita um ambiente mais aspiracional e voltado para concretizações qualitativas, sem necessidade de números. Normalmente, OBJETIVOS são trabalhados com verbos no infinitivo tais como "Buscar, Atingir, Vender". OBJETIVOS, sob essa perspectiva, são cruciais para quaisquer negócios, porém não são mensuráveis, uma vez que faltam parâmetros numéricos de atingimento. A quantificação de OBJETIVOS se dará no conceito de METAS, o qual discutiremos na seção posterior.


Metas: definição e reflexões

Uma vez definido o conceito de OBJETIVOS no tópico anterior, passaremos a dialogar agora sobre o conceito de METAS. Costumeiramente, afirmamos que METAS são objetivos quantificáveis, transformadas do aspiracional para o numérico. Se, por exemplo, eu possuo um objetivo de "Melhorar meu hábito de leitura", uma meta cabível, nesse caso, seria "Ler 2 livros ao mês até o final do ano". Percebam que de um sonho genérico (objetivo), a meta transformou a aspiração em algo quantificável, palpável e executável. Ao adicionar números e prazos ao objetivo, foi somado uma tangibilidade ao atingimento, correto?


Metas definem os rumos de qualquer negócio. Empresas sem meta tornam-se escravas de sonhos que, por vezes, nunca serão atingidos por ausência de parâmetros balizadores. O número, quando adicionado ao conceito de meta, nos gera uma tangibilidade que o objetivo tão somente não nos fornece.



Saiba mais sobre as definições em: https://www.significadosbr.com.br/objetivo


5 Dicas para construção de objetivos e metas

Uma vez discutidas as respectivas definições, vamos dialogar neste momento sobre algumas dicas para a construção de objetivos e metas. Vamos à elas?


  1. Especificidade: objetivos e metas precisam ser específicos, isto é, perder o teor genérico. 
  2. Mensurabilidade: objetivos aspiracionais, metas quantitativas. Inserir números para balizar o atingimento é crucial.
  3. Atingibilidade: construir objetivos e/ou metas inatinigiveis é um verdadeiro erro crasso por causar sentimento de desmotivação no responsável.
  4. Relevância: precisamos pensar na relevância de objetivos e metas para nossos negócios. Construir algo de tom irrelevante não gera motivo para ação como estimado.
  5. Temporalidade: metas e objetivos precisam de recorte temporal, com começo, meio e fim.


De posse dessas dicas valiosas, encorajamos a você - gestor - a tirar suas ideia da mente e colocá-las no papel. Que tal traçar objetivos e metas para esse novo ciclo que se inicia? Lembre que nada muda se você não mudar! Mãos à obra!

29 de maio de 2024
Gestão Hoteleira: desafios contemporâneos
15 de abril de 2024
Gestão de empresas de saúde e seus principais desafios na atualidade