Cargos e Salários como fator estratégico para seu negócio
Compreender fatores de retenção de talentos dentro de uma organização é um desafio vivenciado por diversos empresários no ambiente corporativo. Dessa forma, trabalhar boas práticas de encarreiramento, envolvendo nesse contexto ações de remuneração estratégica (Cargos, Carreiras e Salários) é fundamental.
Engana-se quem acredita que um Plano de Cargos, Carreiras e Salários é sinônimo de aumento salarial. Muito pelo contrário, a implantação de um PCCS, isoladamente, não resolverá problemas de turnover, desmotivação, nem muito menos gera garantia de retenção de talentos de maneira perene.
Porém, se bem elaborado e implantado, o PCCS é uma ferramenta de Gestão Pessoas estratégica para tomadas de decisões sobre a força de trabalho.
Mas o que é um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS)?
Podemos definir o PCCS como sendo uma política de gestão de pessoas cujo objetivo principal é analisar, atualizar e equalizar a estrutura de cargos e funções. Além de estabelecer as regras de administração salarial e definir parâmetros justos e técnicos para o avanço de carreira.
Nesse contexto, possuir um PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) em sua empresa proporcionará à força de trabalho clareza e justiça organizacional no tocante a remuneração ofertada. Bem como em relação às oportunidades de promoções e o caminho a ser perseguido para o avanço de carreira.
Já sabendo o que significa um Plano de Cargos, Carreiras e Salários, iremos conectar essa assertiva ferramenta de Gestão de Pessoas com as maneiras pelas quais as pessoas são remuneradas dentro das organizações.
Tipos de Remuneração
Remuneração fixa ou direta – entende-se como sendo o salário base ofertado para cada cargo, em função das habilidades e resultados (desempenho) entregues pelo ocupante.
Remuneração variável – referem-se aos valores recebidos por comissões por venda, participação nos lucros - PLR, bonificação por atingimento de metas, entre outros.
Remuneração indireta – é o conjunto de benefícios ofertados ao colaborador, complementando a remuneração direta/fixa.
Benefícios do Plano de Cargos, Carreiras e Salários
Possuir - estrategicamente - um Plano de Cargos, Carreiras e Salários traz inúmeros benefícios para a organização que adere a essa política/ferramenta.
Abaixo, seguem algumas das principais benfeitorias encontradas após a implantação de um PCCS. Vamos a elas:
- Gerar resultados para empresa;
- Implantar a gestão baseada na meritocracia;
- Aumentar a competitividade frente aos concorrentes;
- Diminuir o índice do turnover;
- Fomentar a retenção de talentos;
- Oportunizar o desenvolvimento profissional da equipe;
- Aumentar o nível de satisfação e engajamento do time.
De posse do conhecimento acerca dos benefícios, que tal conhecer a metodologia de implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários?
Como implantar um Plano de Cargos, Carreiras e Salários no seu negócio
Implantar um Plano de Cargos, Carreiras e Salários parece ser uma verdadeira missão complicada para qualquer gestor, uma vez que muitos não possuem o conhecimento adequado para a concretização do projeto. Abaixo, segue o passo a passo metodológico da implantação do PCCS nos seu negócio:
- Analisar e atualizar as descrições de cargos;
- Avaliar e classificar os cargos;
- Montar estrutura organizacional;
- Realizar de pesquisa salarial de mercado;
- Montar tabela salarial;
- Realizar enquadramento salarial;
- Definir regras, metodologia e parâmetros de avanço do PCCS.
Quer saber mais sobre os Salários mais em alta no ano de 2022? Acesse aqui.